...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Livro “Como nasce um criminoso?” será lançado no próximo mês

“Como nasce um criminoso?” é o tema do livro da mestre Elisandra Vanessa, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH/Uern). O título será lançado no dia 23 de setembro, a partir das 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

De acordo com Elisandra Vanessa, a obra tem como principal objetivo propor a reflexão por parte da população brasileira sobre o tema, especialmente sobre a influência que a família exerce na formação do ser humano. Além disso, levanta um debate acerca do direcionamento para políticas públicas com vistas à transformação da realidade social brasileira.

“O livro surgiu do forte desejo que tenho na compreensão dos motivos que transformaram o Brasil em um dos primeiros países no ranking da criminalidade e violência no mundo. Durante minha infância, essa realidade já me intrigava, uma vez que meu pai era policial militar e eu observava a vivência dele na guerra contra pessoas que tinham hábitos delitivos. Por outro lado, eu observava os resultados que a educação causava na vida de crianças e adolescentes que tinham suporte familiar e educacional, uma vez que minha mãe enquanto educadora trabalhava diretamente na prática da educação infantil e juvenil”, relata.

Ela conta que o título foi pensando no início da graduação em Direito na Uern. “Desde os primeiros períodos, eu realizava pesquisas sobre os fatores que levavam indivíduos a cometerem atos delitivos”, diz. Conforme a autora, durante os anos de graduação em Direito e do mestrado em Ciências Sociais, apesar das inúmeras bibliografias pesquisadas, ela não encontrou no mercado livros que oferecessem uma resposta mais aprofundada sobre as múltiplas causas da criminalidade no Brasil.

“Então, uni minhas metodologias de pesquisas de campo, entrevistas e questionários com profissionais dos sistemas institucionalizados que formam o sistema socioeducativo brasileiro, por meio de órgãos do judiciário, MP, educação, entre outros, para captar elementos contribuidores a resposta buscada no título do livro. Busquei em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e egressos do sistema socioeducativo e adultos do sistema prisional compreender esses motivos… aliados a outros fatores presentes na sociedade brasileira que explicam essa realidade desanimadora de um país de potencial”, declara.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support