...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Justiça Federal convoca universidades para discutir acesso ao Ensino Superior para apenados

O juiz federal Orlan Donato Rocha reuniu na manhã desta quinta-feira (8) representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para discutir formas de acesso ao ensino superior para os apenados do Presídio Federal de Mossoró.

Segundo o juiz, a ideia inicial é de que a oferta de vagas seja na modalidade Educação a Distância (EAD), porém é necessário pensar nas adequações que permitam o acesso dos apenados, que cumprem a pena em regime fechado. Durante a reunião, foi apresentada a experiência do Campus EAD do IFRN, referência para o Brasil.

Foram apresentadas algumas experiências em relação a Penitenciária Estadual Dr. Mário Negócio, onde há casos em que apenados, do regime semi aberto, foram aprovados para a UERN através do Sistema SISU e aguardam o início das aulas.

O reitor da UERN, prof. Pedro Fernandes, elogiou a iniciativa e afirmou que temas como esse deveriam ser discutidos mais frequentemente, especialmente pelas universidades. Ele também ponderou que é necessário pensar em todas as condições que possibilitem não apenas o acesso, mas a permanência do apenado no Ensino Superior. “É empolgante conversas como esta, que traz desafios e promovem a inclusão. O investimento em educação é a única solução para que daqui a 20 anos termos uma redução no número de apenados”, afirmou.

Na reunião, ficou definido que as universidades irão apresentar um levantamento dos cursos que já existem na modalidade EAD e tem condições de ser ofertados aos apenados. Também será feito o levantamento da demanda, ou seja, do número de apenados que tenham o Ensino Médio completo, e estão em condições de ser inseridos no Ensino Superior. De acordo com a pedagoga da Penitenciária Federal, Jussara Pereira de Oliveira, esta é uma discussão pioneira no Brasil, no que se refere ao acesso do apenado do regime fechado.

Juiz Federal Orlan Donato Rocha

O juiz agradeceu a presença e o empenho de todos os para que a iniciativa se torne uma realidade. “Vamos trabalhar em cooperação com a UERN, em cooperação com a UFERSA. Agradeço a todos pelo empenho conjunto para tentarmos implementar esse ensino superior para os apenados”, afirmou o juiz Orlan Rocha.

 

Participaram da reunião o reitor da UFERSA, Arimateia de Matos; a juiza da vara de execução penais, Cinthia Cibele Diniz de Medeiros; a presidente do Conselho da Comunidade de Execução Penal da Comarca de Mossoró, Laysa Glícia de Souza Nunes;  além de pró-reitores, assessores e coordenadores das Instituições de Ensino Superior (IES).

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support