Inaugurado Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX/RN

Foi inaugurado nesta segunda-feira (26) o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX RN, que tem como principal objetivo fomentar um amplo ambiente de inovação tecnológica no Rio Grande do Norte, consolidando ações de incentivo à ciência, tecnologia, educação, cultura e ao empreendedorismo inovador por meio da sinergia entre academia, governo, setor produtivo e sociedade.

O parque irá reunir centros de pesquisas, laboratórios, incubadoras tecnológicas e observatórios, prioritariamente nas áreas de energias, saúde e indústria 4.0, atraindo empresas, desenvolvendo pesquisas e gerando emprego e renda no estado.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das 14 instituições sócio-fundadoras do parque, acreditando no potencial de gerar um polo de desenvolvimento sustentável, social e econômico com atuação tanto local quanto global. A universidade compõe os conselhos administrativo, através dos professores Chico Dantas (titular) e Carlos André (suplente); e fiscal, através dos professores Jandeson Dantas (titular) e Rafael Ramon (suplente).

A reitora Cicília Maia representou a Uern na solenidade de inauguração do parque. Ela destacou a importância do parque para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Rio Grande do Norte. Ela também falou sobre a participação da Uern no parque. “É um momento importante para o estado, para as universidades, para os institutos de pesquisa, para as empresas. Estamos muito felizes em participar desde o início desse projeto, como sócio-fundador, na busca de fazer com que a nossa população tenha cada vez mais ações de inovação e empreendedorismo”, afirmou a reitora.

O vice-reitor da Uern, Chico Dantas, também participou da inauguração do Pax. Ele participou de todo o processo para a concepção do parque. “Este dia é um marco para a ciência, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte. Estamos diante de um dos mais importantes empreendimentos do nosso estado, que irá gerar grandes oportunidades para a nossa população e para as empresas que aqui se instalarem”, afirmou o vice-reitor.

O PAX está instalado em área de 100 hectares com estrutura física de 15 mil m² de área construída, o que o torna um dos maiores entre os 55 parques deste tipo em operação no Brasil.

Voltado à promoção de polos de inovação e empreendedorismo, o Parque recebeu do Governo do RN, nesta primeira etapa, o montante de R$ 12,3 milhões em investimentos em obras físicas e aquisição de mobiliário. Os recursos estaduais foram viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão – que opera empréstimo ao Banco Mundial.

Emocionada, a governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da participação das universidades junto aos setores governamentais e produtivos. “Não tenho dúvida, o dia de hoje é um dos mais emblemáticos para o futuro do RN. E a academia é imprescindível nesse contexto. Entregar o Pax ao RN, ao Nordeste e ao Brasil significa nossa fé no presente e no futuro que já começou”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Para o presidente executivo do PAX, Olavo Bueno Oliveira Filho, o Parque já nasce grande pelo espaço físico e pelo apoio das instituições dos setores governamental, acadêmico, produtivo, bem como da sociedade civil.

De acordo com a presidente do Conselho Administrativo do PAX, Ângela Paiva, o parque tem como diferencial sua matriz de sustentabilidade, o que é notado já no seu terreno com áreas destinadas à preservação ambiental e em uma série de práticas ecologicamente responsáveis que devem ser obedecidas pelas empresas que ali se instalarem. Ela ressaltou que “O PAX já nasce forte, com a participação de 14 instituições. Precisamos estar de braços dados e coração voltado para a academia para contribuir com o desenvolvimento do estado”, afirmou a presidente.

São instituições sócio-fundadoras do PAX, além da Uern, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), as prefeituras dos Municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN).