...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Inaugurado Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX/RN

Foi inaugurado nesta segunda-feira (26) o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo – PAX RN, que tem como principal objetivo fomentar um amplo ambiente de inovação tecnológica no Rio Grande do Norte, consolidando ações de incentivo à ciência, tecnologia, educação, cultura e ao empreendedorismo inovador por meio da sinergia entre academia, governo, setor produtivo e sociedade.

O parque irá reunir centros de pesquisas, laboratórios, incubadoras tecnológicas e observatórios, prioritariamente nas áreas de energias, saúde e indústria 4.0, atraindo empresas, desenvolvendo pesquisas e gerando emprego e renda no estado.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das 14 instituições sócio-fundadoras do parque, acreditando no potencial de gerar um polo de desenvolvimento sustentável, social e econômico com atuação tanto local quanto global. A universidade compõe os conselhos administrativo, através dos professores Chico Dantas (titular) e Carlos André (suplente); e fiscal, através dos professores Jandeson Dantas (titular) e Rafael Ramon (suplente).

A reitora Cicília Maia representou a Uern na solenidade de inauguração do parque. Ela destacou a importância do parque para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Rio Grande do Norte. Ela também falou sobre a participação da Uern no parque. “É um momento importante para o estado, para as universidades, para os institutos de pesquisa, para as empresas. Estamos muito felizes em participar desde o início desse projeto, como sócio-fundador, na busca de fazer com que a nossa população tenha cada vez mais ações de inovação e empreendedorismo”, afirmou a reitora.

O vice-reitor da Uern, Chico Dantas, também participou da inauguração do Pax. Ele participou de todo o processo para a concepção do parque. “Este dia é um marco para a ciência, tecnologia e inovação do Rio Grande do Norte. Estamos diante de um dos mais importantes empreendimentos do nosso estado, que irá gerar grandes oportunidades para a nossa população e para as empresas que aqui se instalarem”, afirmou o vice-reitor.

O PAX está instalado em área de 100 hectares com estrutura física de 15 mil m² de área construída, o que o torna um dos maiores entre os 55 parques deste tipo em operação no Brasil.

Voltado à promoção de polos de inovação e empreendedorismo, o Parque recebeu do Governo do RN, nesta primeira etapa, o montante de R$ 12,3 milhões em investimentos em obras físicas e aquisição de mobiliário. Os recursos estaduais foram viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão – que opera empréstimo ao Banco Mundial.

Emocionada, a governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da participação das universidades junto aos setores governamentais e produtivos. “Não tenho dúvida, o dia de hoje é um dos mais emblemáticos para o futuro do RN. E a academia é imprescindível nesse contexto. Entregar o Pax ao RN, ao Nordeste e ao Brasil significa nossa fé no presente e no futuro que já começou”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Para o presidente executivo do PAX, Olavo Bueno Oliveira Filho, o Parque já nasce grande pelo espaço físico e pelo apoio das instituições dos setores governamental, acadêmico, produtivo, bem como da sociedade civil.

De acordo com a presidente do Conselho Administrativo do PAX, Ângela Paiva, o parque tem como diferencial sua matriz de sustentabilidade, o que é notado já no seu terreno com áreas destinadas à preservação ambiental e em uma série de práticas ecologicamente responsáveis que devem ser obedecidas pelas empresas que ali se instalarem. Ela ressaltou que “O PAX já nasce forte, com a participação de 14 instituições. Precisamos estar de braços dados e coração voltado para a academia para contribuir com o desenvolvimento do estado”, afirmou a presidente.

São instituições sócio-fundadoras do PAX, além da Uern, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), as prefeituras dos Municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support