Hospital da Mulher trará revolução na saúde maternoinfantil no interior do RN

Texto: Nathan Figueiredo

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, cuja gestão acadêmica ficará sob a responsabilidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), fará uma verdadeira revolução no atendimento maternoinfantil no interior do estado, conforme destacaram autoridades presentes na inauguração do ambulatório da unidade, realizada nesta quinta-feira, 29.

“Esse hospital pretende mudar a relidade da saúde materno-infantil do Estado do RN”, disse a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho.

Rejane Medeiros, representante da Marcha Mundial de Mulheres, registrou o histórico de lutas feministas empreendidas na cidade e na região, que resultaram em conquistas como o Hospital da Mulher. “Sempre se travou o debate do ter direito à saúde. Quantas ações não foram feitas pela implantação do posto de saúde, pelo acolhimento das mulheres, pelo acolhimento das demandas que as mulheres traziam em relação à saúde?”

O deputado federal eleito Fernando Mineiro esteve à frente do projeto Governo Cidadão quando as obras da unidade foram remotadas. “Lembro de cada momento que eu estive aqui, de cada problema que eu encontrei, e a gente foi resolvendo, não de uma maneira individual, mas de uma maneira coletiva”.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, “o Governo coloca à disposição da sociedade potiguar o que há de mais modeno na atenção especializada e referenciada da saúde feminina. Trata-se de um equipamento modelo”.

“Isso aqui não é qualquer coisa. Nós não estamos inaugurando um monte de concreto arrumadinho. Estamos inaugurando um equipamento que vai atender às mulheres e às pessoas com útero de uma maneira humanizada, que vai atender às mulheres que são pessoas com deficiência, que vai atender aquela mulher lá do interior que vai vir aqui e ter um atendimento especializado e de qualidade”, disse a deputada estadual Izolda Dantas.

O prefeito Allyson Bezerra, de Mossoró, agradeceu o investimento realizado na cidade. “Mossoró tem a felicidade de receber esse empreendimento. Tudo que a gente recebe é motivo para a gente agradecer. Somos um povo que sabemos agradecer, sabemos reconhecer. Somos gratos a todos que pretendem investir na nossa terra, e principalmente investir nas mulheres. Aqui, na terra onde as mulheres fizeram História durante toda a vida”.

Cipriano Maia, titular da Sesap: “Esse hospital tem que fazer jus à história de Maria Correia, de ser excelência na humanização, na qualidade das boas práticas e naquilo que tem de mais relevante na ação humana: cuidar do outro”.

“Há exatamente um ano, estávamos ao lado da governadora Fátima Bezerra testemunhando um dos mais importantes marcos na História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a autonomia financeira da Uern. E hoje, 29 de dezembro de 2022, testemunhamos um marco não somente para a Uern, mas para toda a população dessa região. Essa é com certeza a obra mais impactante a ser realizada no RN não somente nesta década, mas na próxima também”, disse a reitoria Cicília Maia, da Uern.

A governadora Fátima Bezerra salientou que “este ato hoje aqui, tão representativo, traduz exatamente a importância que todos nós e todas nós estamos dando a essa conquista”. Na ocasião, disse ter lembrado de sua mãe, parteira tradicional. “Na outra semana, fui passar o Natal com minha mãe, e acordei hoje, claro, lembrando dela. Passou um filme na minha cabeça, lembrando exatamente eu adolescente e via Dona Luzia, parteria leiga que ela era, chamada parteira tradicional, mas tinha o coração do tamanho do mundo em matéria de generosidade”.

Multiserviços serão referência na região

De acordo com a Sesap, quando estiver plenamente funcionamento, o hospital oferecerá, dentre outros serviços, cirurgias eletivas de médio e grande porte. Terá uma agência transfusional, uma unidade interligada de cartório para dar dignidade à mãe e ao bebê. Além disso, prestará serviços de urgência e emergência obstétrica, ginecológica e neonatal.

Contará ainda com leitos neonatais de cuidados progressivos, centro de parto normal completamente humanizado, unidades de terapia intensiva adulto e neonatal, além da unidade de ensino e pesquisa, incluindo sala de simulação e biblioteca.

Pela sua imensidão, o hospital inicia seu funcionamento por etapas, primeiramente com a unidade ambulatorial, que chega para dar acesso às necessidades de saúde de mulheres e pessoas com útero, com atendimento de pré-natal de alto risco, mastologia, ginecologia, ultrassonografia, cardiotopografia e práticas integrativas de saúde.

Também incluirá atendimento de mulheres e pessoas com útero vítima de violência sexual, entre outros serviços, como salas de vacina e de observação.

São prioridade para funcionamento em breve um banco de leite, um centro de apoio diagnóstico e um laboratório de análises clínicas, tudo através do Regula RN, sistema que visa aperfeiçoar e dar transparência ao processo regulatório do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.