Graduados de Patu destacam importância da UERN para desenvolvimento da região

“Agradecemos à UERN, de modo especial pelas instalações do Campus Avançado de Patu, que tem um importante papel social na nossa região, proporcionando conhecimento e debatendo saberes para o desenvolvimento dessa região tão pobre, seca e carente do nosso estado”.

O trecho do discurso do orador das turmas concluintes dos cursos de Matemática e de Ciências Contábeis do Campus Avançado de Patu, e do Núcleo Avançado de Educação Superior de Alexandria, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que colaram grau nesta quinta-feira (27), Alexandre Henrique de Souza Soares, traduz o sentimento de milhares de famílias do interior do Estado que têm na instituição a única oportunidade concreta de acesso ao ensino superior.

Pessoas como Antonia Lenilma da Silva Gomes, recém graduada em Ciências Contábeis, que concluiu o curso após 9 anos. Ela reside no município de Messias Targino e todos os dias se deslocava para Patu para as aulas no turno noturno. “É uma sensação maravilhosa. Agradeço a Deus por este momento, à minha mãe, meus irmãos, aos professores e a todos que contribuíram com a minha formação acadêmica”, afirmou Antonia Lenilma, lembrando que foi preciso superar muitos desafios para chegar a este momento.

Além de Antonia Lenilma, outras 26 pessoas receberam seus diplomas de graduação. A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da instituição, professor Aldo Gondim Fernandes, que foi escolhido como paraninfo das turmas concluintes. Em seu discurso, ele destacou a importância do compromisso assumido por cada recém-graduado, afirmando que os alunos “seguiram fiéis e destemidos na batalha acadêmica até conquistarem este momento especial”.

O professor Aldo Gondim, que irá se aposentar em setembro de 2017, também agradeceu por ter sido homenageado pelas turmas concluintes. “Agradeço com muita alegria a homenagem recebida, e guardarei com carinho esse gesto de todos os meus afilhados. Enfim, quero afirmar que acredito e aposto em todos vocês, no caminho que, doravante, traçarão como homens e mulheres que ocuparão os seus espaços profissionais, com competência, compromisso com o mundo e com vocês mesmos. Parabéns e sucesso”.

Michele Areta Alves Cavalcante e Willa da Silva Medeiros, respectivamente dos cursos de Ciências Contábeis e Matemática, receberam a Comenda do Mérito Acadêmico, concedida ao aluno concluinte do curso de graduação com o melhor desempenho estudantil, no seu curso, entre os aptos a colar grau. “Me sinto muito honrado em receber esta comenda. Foi uma luta com muito sacrifício. a estrada é longa mas recompensadora. Agradeço à UERN pela oportunidade e agora é seguir para o mestrado”, afirmou Willa Medeiros. Michele Arena contou que foi preciso se esforçar bastante para conseguir este resultado. “Para mim foi uma surpresa. Foram anos de muito esforço mas não esperava receber a comenda. Estou muito feliz e só tenho a agradecer aos professores e a todos que fazem esta instituição”.

Participaram da solenidade o diretor do Campus Avançado de Patu, Prof. Josenir Calixta de Medeiros; vice-diretor do Campus, Aluizio Dutra, representando a ADUERN; o prefeito de Patu, Rivelino Câmara; professores, técnicos administrativos, alunos, familiares e comunidade em geral.