...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Formação continuada impulsiona qualidade do ensino e transformação social no interior

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”. A célebre frase do filósofo e educador Paulo Freire ilustra bem a importância do papel que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desempenha na região, sobretudo no interior do Estado. Ao longo de mais de 50 anos, a Instituição contabiliza milhares de vidas transformadas direta e indiretamente por meio da oportunidade de acesso a uma educação superior.

Vidas como a de Josefa Henrique de Jesus, que teve a oportunidade de cursar a graduação, mestrado e doutorado, concluído recentemente, em Pau dos Ferros, no interior do RN, sem precisar se deslocar para grandes centros. Isso porque a UERN oferta cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em diversas áreas do conhecimento.

“Josefa Henrique mudou o seu “destino” e o de sua família por meio do conhecimento. Nunca foi só uma questão de mérito. Mérito sem oportunidade é apenas mérito. Com oportunidade é transformação”, destacou a diretora da Faculdade de Letras e Artes (FALA), Hubeônia Morais, parabenizando a persistência da doutora e destacando a importância da presença da UERN na região.

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Josefa Henrique mora em Pau dos Ferros desde os quatro anos. Antes de concluir a educação fundamental I, o seu pai faleceu, e ela e suas três irmãs ficaram sob a guarda da mãe e da avó materna. Para dar continuidade aos estudos, ela recorreu, primeiramente, aos atestados de pobreza que o gestor municipal (prefeito) fornecia para os alunos de baixa renda. A partir dos 14 anos, a educação era paga e ela foi ser babá para pagar os estudos.

Quando ingressou no curso superior, na Faculdade de Letras, em Pau dos Ferros, deu aulas particulares para crianças, adolescentes e pessoas interessadas em concurso público. Concluiu a graduação em 1985 e no ano seguinte ingressou no quadro de professores da educação básica do Estado.

Em 1994, foi aprovada em concurso para o quadro docente da UERN, no curso de Letras do Campus de Pau dos Ferros. “Só depois de ingressar no quadro docente da UERN, dei continuidade à minha formação profissional e acadêmica: em 1998 me tornei especialista em Linguística Aplicada; em 2014, mestra em Letras e agora, dia 28 de fevereiro de 2020, doutora em Letras. Toda essa formação pelo Campus de Pau dos Ferros, onde atuei como docente de outubro de 1994 a outubro de 2004, quando me transferi para Mossoró e passei a compor o quadro docente do Departamento de Letras Vernáculas da FALA, no Campus Central”.

Para dar continuidade à formação, Josefa Henrique contou com liberação do departamento, para todo o período de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da UERN Pau dos Ferros, conforme previsto em resolução (CONSEPE). “Para o doutorado, no mesmo Programa, além do tempo previsto pelo CONSEPE (de um ano, apenas), o departamento me deu mais um ano, além de contribuir com a adequação de minha carga horária a horários que me permitissem dar continuidade às atividades de leitura e escrita de tese”, revela.

“Desde cedo me tornei convicta de que a ascensão pessoal e profissional de um cidadão ou cidadã só se concretiza pelo viés da sua formação intelectual, principalmente quando se é negra, pobre e mulher. Por essa razão busquei na educação o caminho para esse alcance. Sou grata à minha família de base, em que nasci e cresci; à família que construí, pela qual me tornei mãe; e à família que a vida me deu, constituída de amigos(as) e companheiros(as) de profissão, cúmplices do que o ambiente escolar pode me proporcionar com mestria”, declara Josefa.

E complementa: “Como bem me definiu Hubeônia, minha amiga, colega e exemplo de profissional, sou símbolo de persistência. Torno-me doutora em fase final de carreira, ao lado de um filho mestrando e uma filha graduanda. Sou da primeira turma do primeiro doutorado da UERN, em um programa de pós-graduação criado em um longínquo recanto nordestino, em Pau dos Ferros-RN. De fato, o que parecia impossível há bem pouco tempo, graças aos investimentos em educação, especialmente, no Nordeste do Brasil, hoje é realidade, e eu sou parte dessa realidade”, comemora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support