...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FANAT promove simpósio sobre formação de professores

A Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) iniciou nesta quarta-feira, 11, o I Simpósio Integrado da Residência Pedagógica e PIBID (I SIRP). Realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN), Campus Central, o evento promoveu uma mesa-redonda com o tema “Formação de Professores”.

O I SIRP reúne bolsistas que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (RESPED) da FANAT.

Rossine Ferreira, aluno do 7º período do curso de Química, comentou a importância do simpósio. “Eu acho muito importante até por causa do [desenvolvimento] de formas metodológicas para a gente aplicar para o ensino. Nosso curso é normalmente atribuído a ser complicado. Então, são formas que os alunos precisam ter de metodologias que estão sendo estudadas para, pelo menos, a gente ter uma forma simplificada de aplicação do nosso curso”, disse.

De acordo com o Prof. Dr. Lima Júnior, da FANAT, “a UERN é referência em formação de professora e, na verdade, é o nosso maior quadro formativo, a Licenciatura. Isso tem um impacto muito grande no município e no Estado, e não só no Rio Grande do Norte. Nós temos um grande número de estudantes, tanto no estado da Paraíba quanto no do Ceará, então acaba sendo regional o impacto”.

O Prof. Dr. Wendson Dantas de Araújo Medeiros, pró-reitor de Ensino de Graduação, participou do evento e destacou a quantidade de bolsas aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a UERN. São 362 para o PIBID e 600 para o RESPED. “Para mim, é muito gratificante estar aqui com esse auditório cheio hoje para pensar a importância da UERN no PIBID e no RESPED”, salientou.

A programação do I SIRP se estende até esta quinta-feira, 12. Confira AQUI.

RESPED – O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do curso.

PIBID – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support