...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudantes da UERN Caicó orientam catadores e coletores de lixos urbanos sobre a Covid-19

Estudantes do curso de Enfermagem do Campus Avançado de Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estão disponibilizando um grupo de WhatsApp, com informações e orientações sobre a prevenção da COVID-19, o coronavírus. A ação é voltada para catadores e coletores de lixos urbanos da região do Seridó.

De acordo com a estudante Beatriz Azevedo, uma das integrantes do projeto, o grupo surgiu como parte integrante do plano de ações da UERN em Caicó contra a COVID-19. “A ideia é formar grupos de ações a distância com orientações sobre o coronavírus”, diz a estudante. Os catadores e coletores de lixos urbanos foram escolhidos como público-alvo da ação por estarem ativamente na linha de frente no enfrentamento à COVID-19 e com isso estão mais suscetíveis ao risco de contaminação.

O grupo é administrado por oito alunos, e conta com uma professora, um técnico-administrativo do Campus de Caicó e 19 coletores e catadores de lixos urbanos. O estudante Gustavo Kennedy, também voluntário do projeto, destaca que todas as orientações repassadas no grupo têm como referência os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para Beatriz Azevedo, a ação é bastante enriquecedora tanto para os catadores quanto para os alunos envolvidos. “Além de podermos ajudar a comunidade, o projeto permite que possamos colocar em ação o que nos é passado durante toda graduação, e mostrar para a comunidade que a UERN existe e é ativa para com ela”, afirma.

Ela ressalta que o grupo também permite uma troca de conhecimento com o público-alvo. “Eles possuem algumas informações sobre a COVID-19 que veem na TV, mas também recebem muitas notícias falsas por outros meios. Então, eles sempre estão nos procurando em busca de informações”, relata. Gustavo Kennedy complementa que os catadores e coletores de lixo urbano têm no grupo acesso à informações segundo as orientações dos órgãos de Saúde, o que contribuiu para auxiliar nas ações de prevenção à COVID-19.

Quem desejar ser adicionado ao grupo pode entrar em contato com os estudantes através dos telefones: (84) 98116.1922 ( Beatriz) ou (84) 99830.0646 (Gustavo).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support