Estudante da UERN já está em Portugal para cursar parte de sua graduação

O estudante do 7º período do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Henrique Azevedo, 22 anos, está em Lisboa, Portugal, onde irá cursar um semestre do curso de Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Ele participou do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016, concorrendo com aproximadamente 40 estudantes de diversos cursos a uma vaga. A seleção se deu por meio de desempenho acadêmico, entrevista e análise de currículo. Todo o processo de seleção se deu por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UERN (DAINT).

Para Pedro, sua atuação em projetos de pesquisa e extensão, além de sua produção acadêmica foram determinantes para a obtenção da bolsa de intercâmbio. Na UERN, ele foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), é integrante do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC) e participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). “Essa etapa foi decisiva para mim porque eu tenho uma produção científica muito ativa. O PET frisa muito a importância da produção acadêmica, em desenvolver o ensino, a pesquisa e extensão. Eu participei de alguns eventos internacionais, nacionais, regionais, enriquecendo meu currículo lattes, e isso foi definitivo”.

Ele também conta que em sua entrevista buscou destacar a importância social da bolsa de intercâmbio. “Busquei mostrar a importância de se dar oportunidade a estudantes como eu, vindos da zona rural, de cursos menos mercadológicos, como Ciências Sociais, além de se privilegiar mulheres, negros, pessoas LGTB, que geralmente ficam à margem dessas oportunidades”.

O estudante ainda agradeceu à UERN. “Sair da zona rural para estudar na Europa é algo que eu não consigo mensurar e realmente compreender. Sou extremamente grato a UERN por essa oportunidade, tenho orgulho de ser estudante desta universidade, sou grato à vida”.

Pedro Henrique vem da comunidade rural de Vertentes, no município de Baraúna. “Nesses últimos dias tenho passado por situações que me fizeram refletir sobre o lugar de onde venho – zona rural – e, sobretudo, me fizeram ter orgulho de minhas origens, de minha família e de tudo que passei. Ser o único jovem universitário de minha comunidade rural – Sítio Vertentes – é algo muito grandioso, já que estar na universidade representa muito além de uma conquista individual/meritocrata, é uma questão de representatividade de minha origem; é resistência”, escreveu o estudante em uma rede social, ao saber que havia sido classificado para a bolsa.

Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.​​