Estudante da Uern é embaixador de ONG no RN

O estudante Yuri Lima, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é embaixador no RN da Safernet, uma Organização Não-Governamental (ONG) que realiza atividades de disseminação da educação para a cidadania digital. A Sarfet tem atuação em todo o país, com reconhecimento internacional.

A princípio, foram selecionados 125 estudantes de todo o país para participarem de 2 meses de formação para o programa Cidadão Digital, enviando atividades mensais e um plano de atividades. “Por fim, destes, foram selecionados apenas 14, e eu sou o único do Rio Grande do Norte”, informa Yuri Lima.

O programa Cidadão Digital teve início em 2020, de forma gratuita, que tem como objetivo promover a cidadania digital em todo o país. No ano passado, foram realizadas atividades com mais de 97 mil estudantes e 61 mil educadores. O programa foi, inclusive, indicado a um prêmio internacional de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

As atividades são voltadas para adolescentes de 13 a 17 anos (8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio) da rede pública de ensino, além de educadores. O projeto conta com parcerias com escolas e ONGs/projetos sociais que atendem esse público.

“As atividades são realizadas por embaixadores bolsistas, como eu, com mentoria e supervisão da equipe da Safernet Brasil. Neste ano, o projeto ocorrerá entre julho e dezembro. Por conta da pandemia, as ações do programa são remotas. Temos diferentes planos de aula e dinâmicas possíveis, adaptáveis inclusive a contextos nos quais os adolescentes têm pouco acesso à Internet”, explica.

Os conteúdos e temas do programa dialogam com as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ajudam a implementar as previsões do Marco Civil da Internet no Brasil e conversam com o Programa Nacional de Prevenção ao Bullying, tudo isso de uma maneira bem leve e descontraída.

A Safernet atua há 15 anos na defesa dos direitos humanos na Internet, além de coordenar a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o Canal de Ajuda, que acolhe e orienta pessoas que passaram por situações de violência na rede.