...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Encontro discute políticas de inclusão de pessoas com deficiência

Com o objetivo de compreender a gestão dos processos educacionais, com ênfase no quesito inclusão, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está realizando nesta sexta-feira, 23, um encontro sobre políticas de inclusão. O evento é promovido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Campus Assú.

De acordo com a diretora da DAIN, a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, a proposta é discutir os desafios da contemporaneidade para o Sistema de Ensino do ponto de vista de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica e superior.

Ao longo do evento, foram apresentados detalhes sobre a Política de Inclusão da UERN, o Plano Estratégico de Ação e a atuação da DAIN. O encontro contou ainda com depoimentos de discentes com deficiência sobre o processo de inclusão nos cursos de graduação e nos Projetos Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT).

O estudante José Bezerra Neto, conhecido como Barbosa, do curso de Administração, tem múltiplas deficiências e enfatizou que a política de inclusão dentro da Universidade foi indispensável para seu bom desempenho acadêmico.

“Desde quando entrei na UERN, tenho recebido todo o acompanhamento necessário da DAIN e dos professores. Temos uma equipe multiprofissional, composta de pedagoga, psicóloga educacional, psicóloga clínica, assistente social, ledores para nos acompanhar e orientar os professores nas necessidades de adequações avaliativas, curriculares, metodológicas e de tempo. Graças às ações de inclusão, tenho condições de permanecer no curso sem maiores dificuldades, e posso alimentar o desejo de após concluir a graduação, cursar um mestrado e um doutorado”, declara.

Segundo a professora Ana Lúcia Aguiar, a atividade faz parte da disciplina Gestão de Processos Educacionais do PARFOR e visa promover a formação continuada com os alunos da Universidade, de modo a estimular e incentivar ações de inclusão das pessoas com deficiência tanto na educação básica quanto no ensino superior.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support