Encontro debate estudos relacionados a historiografia de lugares institucionais

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu início na terça-feira (05) aos debates e reflexões acerca dos estudos relacionados à História do Rio Grande do Norte e sua histografia no âmbito dos diversos lugares institucionais, no campo da multiplicidade de fontes, nas diferentes áreas de abordagem teórico-metodológicas.

Esta contribuição da UERN acontece com a realização no I Encontro de História e Historiografia do Rio Grande do Norte: política, cultura e sociedadepromovido pelo Departamento de História, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central de Mossoró, até quinta-feira (07).

Até quinta-feira, temas como “Padre Heroncio e a escritura de – Os Holandeses no Rio Grande – um exame histográfico da invenção da identidade católica norte-riograndense durante a decada de 1930”, exposto na abertura dos trabalhos,pelo professor Renato Amado Peixoto, até “Labirintos da memória: os intelectuais e a construção da memória sobre o cangaço em Mossoró”, fechando a programação enriquecem os debates do encontro. O tema de encerramento, será exposto pelo professor Lemuel Rodrigues da Silva.

O encontro tem como público-alvo, estudantes e pesquisadores da área de História, bem como de outras áreas de conhecimento que pesquisem ou tenham interesse pela História do RN. Os trabalhos são focados ainda em valorizar e socializar as experiências de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos alunos e professores acerca da História do Rio Grande do Norte, bem como dialogar através das palestras, dos minicursos e simpósios temáticos com outras áreas de investigação histórica, promovendo um intercâmbio com a multiplicidade de fontes documentais e metodologias presentes no campo das Ciências Humanas.