...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em tempos de pandemia, residentes da UERN atuam na linha de frente no atendimento à população

Médicos e outros profissionais da saúde das residências da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) permanecem em campo prestando atendimento à população nesse período de isolamento e pandemia do novo coronavírus.

Os profissionais atuam em parceria com as unidades básicas de saúde da Prefeitura de Mossoró e com a Maternidade Almeida Castro.

“Nesse momento, a residência é de suma importância. Os residentes agora estão na linha de frente inclusive, porque, pelo fluxo do Ministério da Saúde, a porta de entrada dos [pacientes] sintomáticos respiratórios são nas emergências e na atenção primária”, disse a professora Andrea Taborda, coordenadora da Residência de Medicina de Família e Comunidade.

A professora Isabelle Cantídio coordena a Residência em Ginecologia e Obstetrícia.

Ela informa que os profissionais de sua área de atuação, além da maternidade, prestam serviços nos ambulatórios da Faculdade de Medicina da UERN às segundas, terças e quintas-feiras, atendendo gestantes a partir da 36ª semana.

A Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, sob a coordenação do professor Lucídio Clebeson de Oliveira, também exerce tarefa importante.

Além de médicos, há profissionais em odontologia, farmacologia, psicologia, enfermagem, serviço social e nutrição.

De acordo com a professora Andrea Taborda, os residentes atuam, dentre outros locais, com a equipe a Prefeitura de Mossoró no consultório de rua, que atende pessoas em situação de rua.

Os residentes realizam o atendimento médico e multiprofissional dessa população.

O papel da população

Nesse momento, é importante que a população não se apavore e evite aglomeração, deixando para procurar às unidades básicas para questões mais emergenciais, como doenças crônicas e casos de urgência.

“Se forem sintomas respiratórios leves, deve-se permanecer em casa, no isolamento”, orientou a professora Andrea Taborda.

Segundo a profissional, será preciso reestruturar a rede de atenção nesse momento de pandemia. Para isso, a população pode ajudar com doações de produtos como máscaras, álcool em gel e outros materiais.

“Porque está difícil até para comprar, a gente não está encontrando no mercado”, disse.

Quentinhas, águas e produtos de higiene também são bem-vindos, porque serão distribuídas para as pessoas em situação de rua.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support