Egressa do PROFLETRAS vence etapa do Prêmio Professores do Brasil

A professora Mari Cecilia Silvestre da Silva, egressa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Mossoró, venceu a etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil, representando o Ceará.

A premiação, promovida pelo Ministério da Educação, busca reconhecer o trabalho de professores de escolas públicas cujas atividades contribuam para a melhoria dos processos de ensino nas salas de aula. Em cada estado, diversos projetos desempenhados pelos docentes foram analisados e três representantes foram escolhidos.

Professora da rede básica do município cearense de Icapuí, Cecília foi premiada pelo projeto de intervenção educacional que desenvolveu para o PROFLETRAS em 2016. A atividade consistiu na produção de reportagens em vídeo, por parte de alunos do ensino fundamental, sobre o abastecimento e outras questões relacionadas ao uso da água na praia de Redonda, localizada em Icapuí.

A ideia, relata a professora, era que os estudantes elaborassem roteiros que serviriam como base para fazer os vídeos, aprofundando, nesse processo, o conhecimento sobre a língua portuguesa.

A produção dos roteiros durou em torno de quatro meses e as filmagens, captadas utilizando os celulares dos próprios alunos, foram feitas em uma semana. “O produto final ficou muito bom. Nós fizemos quatro episódios sobre essa temática da água”, destaca a professora.

Para a docente, os frutos do mestrado profissionalizante vão além do projeto que apresentou em 2016. “O mestrado foi maravilhoso. Ele ajudou a abrir nossa mente para novas metodologias. Hoje, existem várias pesquisas que mostram que as pessoas têm formas diferentes de aprender. Então, é importante a gente não ficar sempre na mesma metodologia”, salienta.

Ainda neste mês, Mari Cecilia irá concorrer na etapa regional da premiação. Caso o projeto seja vencedor, ela receberá como um dos prêmios uma viagem para participar de um programa de capacitação profissional na Irlanda. No fim do ano, os vencedores regionais irão concorrer na etapa nacional, que premiará os trabalhos mais bem avaliados no país.