...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Egressa do Poseduc tem dissertação premiada no Simpósio Internacional Jürgen Habermas

A egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) Thayse Freitas foi laureada, no último mês, com o Prêmio André Berten, concedido pela Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências, durante o Simpósio Internacional Jürgen Habermas, organizado pela Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Thayse obteve o primeiro lugar na categoria dissertação, com o trabalho “Racionalidade comunicativa e o Conselho Escolar: um diálogo possível”.

A pesquisa teve como objetivo central compreender, a partir do diálogo com trabalhos do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, como as relações intersubjetivas travadas em conselhos escolares contribuem para a efetivação de gestões democráticas.

O estudo teve como fonte o Conselho de uma escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Mossoró e foi focado em uma metodologia qualitativa híbrida (presencial e remota), com o uso do estudo de caso instrumental mediante observação não-participante, entrevista semiestruturada e questionário.

“As relações intersubjetivas se referem às relações comunicativas estabelecidas entre os conselheiros, que, nas reuniões do Conselho e nas assembleias escolares, buscam entenderem-se sobre determinada pauta e atingirem consensos. Nós buscamos compreender como essas relações aconteciam, quais princípios as norteavam, qual era a dinâmica organizacional do colegiado, como se dava a participação dos conselheiros nas tomadas de decisão e como os consensos eram alcançados”, ilustra Thayse.

O trabalho foi defendido em julho de 2020 e orientado pela professora Arilene Medeiros.

A dissertação completa pode ser acessada na página do Poseduc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support