Edméa Santos abre programação do SAMBA com aula inaugural do semestre 2020.1

“Educação online para um ensino-aprendizagem (trans)formador”. Este é o tema da aula inaugural do semestre letivo 2020.1, que será proferida pela Profª. Drª. Edméa Santos (UFRRJ), com mediação do Prof. Dr. Wendson Dantas, pró-reitor de ensino de graduação da UERN.

A aula inaugural é voltada para toda a comunidade acadêmica, e demais interessados, e será realizada no dia 8 de setembro (terça-feira), às 19 horas, através do Canal UERN Oficial no Youtube. A programação marca o início das aulas do semestre letivo 2020.1, que será realizado de forma remota.

Neste semestre, a aula inaugural coincide com a abertura da Programação do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), evento realizado no início de cada semestre para acolher os estudantes ingressantes, momento em que os “calouros” têm a oportunidade de conhecer as pró-reitorias e alguns dos serviços disponibilizados aos estudantes, como programas de assistência estudantil, de pesquisas, de extensão, possibilidades de cumprir parte do curso em instituições de outros países, entre outros.

Edméa Santos é Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC); foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. É editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL – Mestrado em Pedagogia do e-Learning. Líder do GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ.
Coordenadora do GT 16 – “Educação e Comunicação” da ANPED – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação, vice-presidente da ABCIBER – Associação de Pesquisadores em Cibercultura. Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores.
Áreas de atuação: “Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online, EAD.