Discussões sobre o ensino nas escolas marcam a abertura do VI Senacem e o IV Enacei

Abordando o tema “Base nacional, currículo e docências: quais os caminhos para a escola de qualidade?”, a conferência de abertura do VI Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM) e do IV Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública (ENACEI), realizada na noite desta quarta-feira (28), marcou o início das atividades dos eventos, que se estendem até sexta-feira (30).

Proferida pela professora Elizabeth Macedo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a palestra abordou diversos pontos relacionados à gestão e à prática do ensino na rede básica, sobretudo diante das mudanças decorrentes da pandemia do coronavírus.

Durante a solenidade de abertura, a reitora em exercício da Uern, professora Fátima Raquel, destacou como os eventos têm crescido a cada edição e se tornado cada vez mais importantes para o campo da educação.

“É um prazer sediarmos mais uma vez esse evento grandioso, que tem crescido cada vez mais. Lembro da primeira edição, que nasceu da inquietação de alguns professores que buscavam refletir e pensar novas estratégias. Hoje, não são poucos inquietos, são inúmeros, que têm o desejo de repensar e reconstruir, de produzir conjuntamente novas estratégias, novas diretrizes e novas práticas que sejam capazes de produzir novos seres”, comentou.

A professora Meyre-Ester Barbosa, diretora da Faculdade de Educação (FE), ressaltou a relevância da realização do evento diante de uma série de mudanças relacionadas à educação em todo o país.

“O tema dos eventos proposto para este ano não poderia ser mais oportuno, em face do cenário de intensas investidas, por meio de normatizações produzidas de modo aligeirado e pouco participativo, alinhadas a agendas ultra-liberais, com o intuito de reorganização das instituições escolares, do conhecimento e da gestão, mediante a padronização curricular a partir de modelos que incorporam a lógica da flexibilidade, inovação e empreendedorismo, dentre outros significantes que vinculam a formação ao desenvolvimento econômico e aos interesses do capital”, enfatizou.

Por sua vez, o professor Jean Mac Cole Santos, coordenador geral do evento, agradeceu a participação da comunidade acadêmica e de diversas instituições na construção dos encontros e salientou o empenho dos organizadores e participantes, mesmo com a necessidade de interação de forma virtual, por conta da pandemia do coronavírus.

“Queríamos estar mais perto, queríamos os abraços, os sorrisos, as fotos. Mas precisamos registrar esse momento, de dor, perdas, ausências, na própria Uern, no Rio Grande do Note, no Brasil inteiro. Nós precisamos construir processos educativos que não admitam mais processos genocidas em nosso país. Precisamos fortalecer processos de resistência para a escola pública, antenados com um processo de transformação social que não permita que o atraso que aconteceu no nosso país continue ou retorne.”

O VI Senacem e o IV Enacei acontecem até a próxima sexta-feira (30). A programação completa pode ser acessada no site dos eventos. A conferência de abertura pode ser acessadas neste link.