Dentro da política de valorização do servidor, bibliotecários da UERN participam de Encontro de Dinamização

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta quarta-feira (7) o I Encontro de Dinamização com Bibliotecários: serviços e produtos do profissional da informação no âmbito da UERN.

O evento foi promovido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) da UERN. “Este encontro é fruto de uma conversa com os bibliotecários da instituição. É um momento de diálogo, troca de experiência e compartilhamento de informação onde estamos apresentando a atuação deste profissional aos diretores de todos os campi. Nosso objetivo é mostrar à comunidade acadêmica o quanto este profissional é importante no âmbito da UERN”, explicou a professora Cicília Maia, pró-reitora de recursos humanos e assuntos estudantis da UERN.

Atualmente a UERN conta com sete bibliotecários, sendo que cinco foram contratados através do último concurso público realizado na instituição. Para Jocelânia Marinho, bibliotecária da instituição há 13 anos, um avanço que irá resultar em um melhor serviço prestado ao estudante. “Com a chegada desses novos bibliotecários nós temos uma dimensão do que esse profissional possa vir a fazer nas bibliotecas, no incentivo à pesquisa e trabalhar novos serviços e produtos, ampliando e mostrando as bibliotecas. Eles chegam para dinamizar o sistema de bibliotecas da UERN”.

O diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UERN, Erison Natecio, explicou o novo momento vivido pela Universidade, que visa a valorização desse profissional no interior da instituição. “A Universidade vem focando nos últimos anos na biblioteca, sobretudo no quadro humano. Não existe biblioteca sem bibliotecário e não existe profissional bibliotecário sem uma política de valorização do seu trabalho. Antes deste evento, logo após a posse dos servidores, os bibliotecários foram recebidos pelo reitor Pedro Fernandes e a orientação que recebemos foi para que esses profissionais fossem inseridos como protagonistas da biblioteca. Entendemos que o bibliotecário tem um papel significativo, expressivo e importante para o dia a dia da nossa instituição”.