...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Décima edição do maior festival de teatro escolar do país começa hoje

Tem início nesta segunda-feira (13) a décima edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN), que está homenageando o teatro nordestino e um de seus maiores representantes, Ariano Suassuna, falecido recentemente. A abertura, assim como todo as apresentações dos mais de 30 espetáculos, será realizada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. 

A solenidade de abertura tem início às 19h e contará com apresentação teatral que abordará um dos típicos cenários nordestinos, o grupo “Companhia Cênica”, do município de Parnamirim, que encenará o espetáculo “Andarilhos do Coração”, uma adaptação do texto “Torturas de um coração”, de autoria do homenageado Ariano Suassuna. O enredo trata de uma história de bonecos mostrando um típico cenário Nordestino. Na peça serão identificados a figura do “valentão”, da “acuviteira”, dentre outros personagens típicos do Nordeste, tudo inspirado em contos Nordestinos.

Também na solenidade de abertura, haverá o lançamento do livro “FESTUERN – O ensino de artes no contexto escolar: contribuições do festival de teatro para escolas públicas do Rio Grande do Norte”, que retrata a trajetória do festival durante esses dez anos. O livro foi escrito por professores que participaram dos festivais, possuindo um total de 6 artigos falando sobre o evento, tendo ainda a contribuição de duas monitoras. De acordo com o coordenador geral do FESTUERN 2014, Prof. Alexandre Náder, cada escola participante do festival irá receber um exemplar do livro, como forma de incentivar o desenvolvimento da arte do teatro nas escolas do nosso Estado.

O Festival prossegue até a próxima segunda-feira (20), com a apresentação de cinco espetáculos por dia, com início às 14h e 19h. A entrada é 1 Kg de alimento não-perecível.

O FESTUERN 2014 é patrocinado pela Petrobras, através da lei estadual de incentivo a cultura, a Lei Câmara Cascudo e ainda pela Secretaria de Educação do Estado, com apoio da Prefeitura Muncipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró).

Programação

Programação do FESTUERN 2014

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support