...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DART/UERN define programação do I Colóquio de Yoga, Consciência Corporal e Musicalidade

O Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DART/UERN) realizará nos dias  9, 10, 11 e 12 de outubro o I Colóquio de Yoga, Consciência Corporal e Musicalidade.

As atividades vão desde práticas de Yoga a oficina de Música Clássica Indiana. Os professores Daniel Mariano, Priscila Canuto, Raimundo Luz, Mariane Duarte e Talles Breno estarão à frente dos trabalhos, com destaque para a participação do músico Hélder Araújo, que conduzirá as práticas sonoras.

As inscrições para as atividades acontecerão nos respectivos locais. Não haverá cobrança de taxas. As atividades gerarão certificado pelo evento mediante inscrição e participação na atividade.

Quem é Helder Araújo?
Helder Araújo se dedica ao estudo e pesquisa da Música Clássica Indiana há 29 anos. Ele residiu em Varanasi (Índia) em 1997 e desde então mantém viagens regulares à Índia para especializar-se. O artista toca o Sitar, a Tabla, o Violino Indiano e a Bansuri.

Ele também compõe músicas com influência indiana. Estuda Música Sufi e toca a flauta Ney (flauta turka) em Istambul. Atualmente leciona Música Clássica Indiana no Ashram Urbano (São Paulo-SP), no Espaço Flor das Águas (Cunha-SP).

Além disso, Helder Araújo tem realizado vários concertos, oficinas, vivências e masterclasses por todo o Brasil e em especial no circuito Sesc de São Paulo.

Em 2003 fez turnês pelo Brasil tocando músicas da novela O Clone, com a Transfônica Orkestra, dirigida por Marcus Vianna. Participações em trilhas das novelas da Globo como O Clone (2003) e Joia Rara (2013). Gravou quatro CDs: Samadhi, Atmanam, Jhala e Ishta (lançamento).

Confira a programação:

?9 de outubro – quarta-feira

?ABERTURA
17h
A extensão Yoga, Consciência Corporal e Musicalidade expõe suas ações, apresentando o Colóquio e sua programação.

?CONCERTO DE MÚSICA CLÁSSICA INDIANA com HELDER ARAÚJO
18h
O músico apresenta as rāgas hindus e temas sufi, tocando diversos instrumentos indianos e turcos como a tabla, a bansuri, o sitar, a flauta Ney e o violino indiano.

LOCAL: UERN Campus Central – Auditório do Dart

?10 de outubro – quinta-feira

?OFICINA DE MÚSICA INDIANA
8h às 12h
Helder Araújo e Daniel Mariano apresentam as peculiaridades da Música Clássica Indiana e seus instrumentos. Para todos os públicos!

LOCAL: UERN Campus Central – Auditório do Dart

?THAY YOGA
15h às 16h30
Prática de Muay Thay e Yoga com Talles Breno.

LOCAL: UERN Campus Central – Sala de Dança da FAEF

?MEDITAÇÃO DO CORAÇÃO
17h às 18h
Prática de meditação ativa com Priscila Canuto.

LOCAL: UERN Campus Central – Auditório do Dart

?11 de outubro- sexta-feira

?HATHA YOGA –
8h às 9h
Prática de Hatha Yoga com Priscila Canuto.

LOCAL: Sede da ADUERN

?SURYA NAMASKARA –
16h30 às 17h30
Prática de Yoga com Raimundo Luz

LOCAL: Sede da ADUERN

?ENCERRAMENTO – 18h30
Encerramento do Colóquio e do semestre letivo com música.

LOCAL: Sede da ADUERN

?12 de outubro – sábado

?YOGA PARA CRIANÇAS
7h às 8h
Edição especial do Yoga para Todos – Yoga para Crianças, com Mariane Duarte.

LOCAL: Hotel VillaOeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support