...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consepe aprova regulamentação para criação e organização de Empresas Juniores

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consepe/Uern) aprovou a minuta de resolução que dispõe sobre a regulamentação para criação e organização de Empresas Juniores no âmbito da Universidade. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, 5, de forma virtual.

A regulamentação das Empresas Júniores é uma medida fundamental para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora e de inovação na Uern. “Nós já temos Empresas Juniores em funcionamento e é de suma importância essa regulamentação, certificando as atividades desenvolvidas”, pondera a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ellany Gurgel.

Conforme a matéria aprovada, a Empresa Júnior será organizada nos termos da Lei nº 13.267/2016 e da referida Resolução, gerida única e exclusivamente por estudantes matriculados em cursos de graduação da Uern, sendo caracterizada como associação civil com fins educacionais e não lucrativos.

Ellany Gurgel destacou que a resolução foi construída em parceria entre as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e de Extensão (Proex). “Entendemos que os trabalhos das Empresas Juniores envolvem ações de pesquisa e extensão, uma vez que estas empresas oferecem serviços para a sociedade”, comenta.

Para a reitora Cicília Maia, a regulamentação das empresas juniores representa o compromisso da Uern em incentivar uma cultura inovadora, estimulando o desenvolvimento de pesquisas e ações que pensem em soluções práticas para diferentes problemas da sociedade.

A Uern conta com cinco empresas juniores. Destas, a Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas (Direito – Mossoró), a Lastro Consultoria e Investimentos (Ciências Econômicas – Mossoró) e a Honoris Consultoria Jurídica Júnior (Direito – Natal) estão federalizadas junto à RN Júnior. A Atúa Ambiental (Gestão Ambiental – Mossoró) e a Empresa Júnior do Campus Avançado de Patu – EMCAPJr (Ciências Contábeis – Patu) se encontram em processo de regularização. Além disso, estão em andamento outras iniciativas juniores em diferentes cursos, como Geografia, Ciência da Computação e Química.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support