Comissão apresenta projeto de implantação do Escritório de Processos da Uern

A Assessoria de Governança e Transparência da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reuniu nesta quarta-feira (25) a comissão que está implantando o Escritório de Processos da instituição para apresentar à reitoria o fluxo de trabalho para a otimização de processos, gerando celeridade e desburocratização na universidade.

“É uma construção de pontes que são estruturas que auxiliam nesse fluxo processual para que possamos ter uma tramitação mais rápida e correta dos nossos processos”, explicou a professora Jéssica Figueiredo, assessora de Governança e Transparência.

A ideia é evitar equívocos em futuros processos e dar mais segurança a todos os setores. O modelo de como funcionará o Escritório de Processos foi apresentado pelo técnico administrativo Hugo Ferreira, integrante da comissão. Dentre as inovações, será criado um repositório dos processos na internet para que as pessoas possam acompanhar os fluxos processuais e como eles tramitam.

“É um compromisso nosso, especialmente porque vai mudar o nosso dia a dia. Além de dar celeridade e transparência, o Escritório de Processos vai humanizar ainda mais o que é visto geralmente como números. Sempre tem alguém com alguma expectativa em uma solicitação. A valorização humana passa necessariamente pela humanização dos processos, e no momento que a comissão faz essa reflexão do fluxo processual, conseguiremos ir para além da tela fria, lembrando sempre que tem alguém requerendo algo”, avalia a reitoria Cicília Maia.

Criado dentro do novo organograma da Uern, o Escritório de Processos se propõe ainda, nessa perspectiva de humanização, a por em prática o alinhamento entre conhecimentos sistematizados às questões da vida cotidiana. “O trabalho está dentro de nossos anseios e tem uma transversalidade necessária a nossa proposta de desburocratizar e humanizar o fluxo processual da Uern. É um marco na instituição e vai mudar a realidade do nosso cotidiano”, concluiu o vice-reitor Chico Dantas.

Texto:  Will Vicente (Assessor da vice-reitoria)