Comenda de Mérito Acadêmico é entregue a dois graduados na colação de grau do Campus de Pau dos Ferros

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na manhã desta sexta-feira, 12, a solenidade de Colação de Grau do Campus Avançado de Pau dos Ferros. A cerimônia remota foi presidida pela profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, reitora em exercício da Uern, e transmitida pelo canal da Uern no YouTube.

Colaram grau os estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Letras (habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) ano 2020.1, do Campus Avançado de Pau dos Ferros; de Turismo, ano 2019.2, do Campus Avançado de Natal; e de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, ano 2013.1, do Campus Universitário Central.

Um dos momentos marcantes foi a entrega da Comenda de Mérito Acadêmico a dois graduados: Francisco Alisson Fernandes (curso de Letras/Língua Portuguesa) e Maria Elizânia Chaves Valentim (curso de Administração). A reitora destacou: “A luta de cada um é meritória. Gostaria que todos os graduados se sentissem homenageados com esse mérito, principalmente por concluir um curso superior nesse contexto de tanta adversidade”, declarou Fátima Raquel.

Momento do juramento protocolar

Em sua fala, o orador Geovani José da Silva, do curso de Letras, lembrou que o momento de celebração não deveria ser entendido como um fim. “Hoje completa um ciclo de experiência e aprendizagens que nos dão um novo ponto de partida a caminho e lugares que sonhamos e buscamos. É imprescindível agradecer a todos os profissionais que contribuíram para chegarmos a esse momento, especialmente aos professores, amigos e familiares”, afirmou Geovani.

O diretor do Campus de Pau dos Ferros, Agassiel Alves, parabenizou os graduados pela perseverança e a conclusão do ensino superior nesse momento tão difícil. Os professores Mayara Muniz, Miguel Herique e Crígina Cibelle também ressaltaram o empenho dos graduados.

Em seu discurso, a reitora Fátima Raquel lembrou que, na segunda-feira, 15 de março, completa um ano que a Uern suspendeu as atividades presenciais. “Uma das coisas que eu mais amo nas colações presenciais é sentir o clima e a emoção que permeiam esse momento festivo. Falo no presente porque tenho certeza que a gente vai retomar”, declarou com saudosismo a reitora. Ressaltando todas as falas que foram ditas na cerimônia, Fátima Raquel falou sobre o momento adverso, mas também sobre esperança: “Há um ano a gente vive essa pandemia com muito pesar, ainda sem muitas perspectivas. Temos muita esperança que a vacina chegue em massa para todos, para a gente diminuir esse índice alarmante de mortes. Não podemos apenas ver a dor e o medo, temos que tentar ressignificar esse contexto. Não podemos deixar a educação parar, estamos aqui para trabalhar, produzir e transformar. Parabéns por estarem aqui, mesmo com as adversidades, concluindo o curso superior”, concluiu.

A solenidade completa pode ser vista nesse LINK.