...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Com argumento de inclusão, cresce procura pela UERN no SiSU

Publicada em janeiro do ano passado, a Lei nº. 10.480/2019 regulou a instituição de cotas e criou o argumento de inclusão regional nos processos seletivos de vagas iniciais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E seu implemento resultou numa maior procura pela instituição potiguar.

Segundo dados obtidos pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UERN (PROEG/UERN) junto ao sistema do Ministério da Educação relacionado ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), houve 30.609 inscrições para concorrer à chamada regular da instituição estadual – crescimento de 9.061 em relação ao ano passado.

Muito desse resultado se deveu à procura maior de estudantes potiguares: na lista de aprovados, houve aumento de 15% de candidatos do RN.

“Eu acredito que o argumento de inclusão incentivou muito os nossos conterrâneos a procurarem e a ocuparem as vagas da UERN. Aumentou o número de inscritos na chamada regular e na lista de espera. Então, isso atraiu muita gente”, opinou a responsável institucional pelo SiSU na UERN, Jéssica Vianna.

De acordo com a lei, o argumento de inclusão regional “consiste em um percentual a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo candidato no respectivo certame”. Faz jus a esse bônus o candidato que tenha cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas localizadas no RN.

Para o titular da PROEG, professor Wendson Dantas, a nova política de inclusão potencializa o ingresso de alunos da educação básica do RN no ensino universitário. Além disso, reforça o papel social da Universidade.

“O espírito da lei é fortalecer a educação e o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte. A UERN, além de formar professores, forma também bacharéis em diversas áreas, forma médicos e a tendência é que permaneçam no Estado gerando renda e desenvolvimento, ampliando a prestação de serviços de qualidade aqui”, avaliou o pró-reitor.

Universidade garante preenchimento mais efetivo das vagas e amplia oportunidades

Embora haja uma presença maior de potiguares, alunos de todos os lugares do País continuam ingressando na Universidade.

Segundo os dados, 24% dos aprovados são candidatos das mais variadas localidades; “Mesmo com o argumento de inclusão, as pessoas de outros Estados não deixaram de ocupar vagas na UERN. Tem gente de todo o Brasil”, diz Jéssica Vianna.

Outro elemento de destaque com a implantação do argumento regional é o equilíbrio na distribuição dessas vagas. Cursos que anteriormente atraíam, em sua maioria, estudantes de outros estados – como Medicina, Direito, Odontologia e Enfermagem – terão no ano letivo de 2020 um número maior de estudantes que fizeram o ensino fundamental e o ensino médio no RN.

É interessante notar que as oportunidades também cresceram para as pessoas com deficiência: 26% de aumento das vagas para esse público em comparação com o ano passado. E mais: foi implementada a cota étnico-racial, ampliando as oportunidades para pretos, pardos e indígenas e manteve-se a cota social com reserva de vagas para egressos de escolas públicas.

Colaborou: Iuska Freire.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support