Chapa única disputa os votos dos 934 associados para o próximo biênio nesta quarta-feira

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern). promove até às 21h, desta quarta-feira (22) eleição para renovação de sua diretoria para o próximo biênio, com chapa única. Ela é encabeçada pelo professor Lemuel Rodrigues. O vice-presidente é o professor Gautier Falconiere. A chapa disputa os 934 votos dos associados aptos ao voto em todos os campi da UERN. A posse da nova diretoria já está definida para o dia 11 de setembro, às 19h, na Área de Lazer Professpr Francisco Morais Filho, da entidade.
A chapa ” Valorizar e Não Precarizar o Trabalho Docente” defende a luta contra a precarização e mercantilização do trabalho docente com melhores condições de trabalho; defesa da autonomia de gestão financeira da universidade; fortalecimento da  ação dos representantes da categoria junto aos conselhos da universidade, entre outros pontos. A Chapa encabeçada pelo professor Lemuel Rodrigues, tem o professor Gautier Falconiere (Vice-presidente); Alcivan Nunes Vieira (Secretário); Patrícia Barra (Secretária-Adjunta); Alexsandro Donato (Tesoureiro); Josenildo Morais (Tesoureiro-adjunto); Alysson Mendes (Diretor de cultura, esporte e lazer); João Lima (Diretor adjunto de cultura, esporte e lazer); Francisco Otília Neta (Diretora do setor de aposentados) e Raimundo Braz (Diretor adjunto do setor de aposentados). De acordo com  a secretaria da Aduern, todos os professores sindicalizados até o mês de julho poderão votar em seus representantes. As urnas estarão disponíveis em todos os campi da Uern, somente nesta quarta-feira, até às 21h.
O candidato Lemuel Rodrigues disse na oportunidade, que a eleição é mais um marco democrático em nosso sindicato. Considerou com muito boa a participação dos colegas, apesar da greve, e espera que a partir de 11 de setembro que o nosso sindicato saia fortalecido e agregue a categoria em torno dele. Adiantou “que os desafios são grandes, desde a precarização do trabalho docente, a mercantilização do trabalho docente”, disse.
Lemuel acrescentou que a produção do professor hoje, perdeu um pouco a sua característica, e está sendo estabelecido pelo próprio mercado de capital e não a produção voltada para o bem da cidadania. Hoje,  o professor trabalha, é avaliado pelo nível de produção como se ele estivesse produzindo uma industria, e agente precisa discutir isso, dentre outras questões que são essenciais em nossas discussões que vai além dessa parte de produção científica, é a parte da estrutura física.
Lembrou que ” nós temos laboratórios que precisam ser reformulados, a exemplo também de salas de aulas, e outros problemas que agente vem acompanhando. Lemuel aproveitou para convidar os professores para comparecer não somente hoje, mas estar atuando no sindicato, já que este é o espaço do professor. “O espaço da discussão, da convergência e da divergência” concluiu. ”
O ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas também compareceu para votar pela manhã, na sede da ADUERN. Assegurou que fêz questão de vir votar principalmente nessa eleição agora, porque nos estamos numa situação muito delicada, e a universidade e todos os segmentos que compõem a instituição estão precisando de apoio da sociedade.  E que nos que somos a universidade, passamos por ela, e ficamos marcados pela instituição na nossa vida. ” Se a Universidade deve a nós, devemos muito mais a ela”. garantiu.
Explicou, que para ele, a universidade é como o Colégio Diocesano Santa Luzia, hoje com 115 anos de existência, mas cada reitor, cada diretor deu a sua contribuição. Na UERN, também. Observou que” Cada administração, cada associação de professores, cada sindicato, enfim, cada um colocou a sua pedra na existência dessa grande cátedra que se chama hoje UERN”.
Depois de depositar o seu voto na sede da ADUERN, também pela manhã, O reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, falou sobre o processo sucessório. Disse se tratar de um momento importante para a universidade, a escolha dos dirigentes do sindicato dos professores. E que na condição de sindicalizado, participa desse grupo, na luta pela melhoria da nossa instituição. E acrescentou:agente poderia resgatar alguns feitos históricos como o programa emergência, que deflagrou com a Estadualização da nossa instituição. Ele lembra que a instituição surgiu pela abnegação de alguns em 68, oportunidade em que foi o ano de sua a municipalizalição, onde tivemos a figura de João Batista Cascudo a nossa frente.
Agora, adiantou Pedro ernandes, é desejar boa sorte e sucesso ao professor Lemuel Rodrigues com toda a sua equipe e todos os associados, na condução dos trabalhos. E finalizou dizendo que não tem nem dúvida que teremos aqui embates e discussões responsáveis em busca do melhor para a nossa instituição.