Campus de Pau dos Ferros abre hoje, 25, exposição temática no Museu de Cultura Sertaneja

Será aberta na noite de hoje, 25, a 7ª Exposição Temática “Cultura e resistência: memórias de comunidades negras e quilombolas no Alto Oeste Potiguar”, no Auditório Padre Antônio de Farias Capistrano do Campus Avançado de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a partir das 19h. O objetivo é dar visibilidade aos sujeitos dessas comunidades por meio de suas narrativas e memórias.

A data escolhida para o início da atração é justamente o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana, comemorado neste 25 de julho.

Estarão expostos, até o final do ano, painéis e peças como roladeira, crochês, cachimbos, imagens sacras, máquina de costura, vestuário, cordéis, simulação de uma bodega antiga, entre outros itens.

O acesso é gratuito ao público. Grupos escolares e universitários podem agendar visita.

O Museu de Cultura Sertaneja do Campus Avançado de Pau dos Ferros vem se consolidando cada vez mais como um espaço de grande relevância acadêmica e, sobretudo, por articular atividades que integram pesquisa, ensino e extensão, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação. Sua importância reside ainda no fato de que almeja valorizar e evidenciar a cultura sertaneja local, principalmente.

A realização da exposição é do Museu de Cultura Sertaneja, da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Programa Raízes da Cultura Sertaneja (Procult). Conta com apoio dos departamentos e programas de pós-graduação do Campus de Pau dos Ferros e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern).