Campus de Assú realiza evento III Letras em Conferência

O Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e o Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), do Campus Avançado de Assú Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL/UERN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza o III LETRAS EM CONFERÊNCIA: ensino, extensão, pesquisa e inovação.

Focado na formação linguística e literária, em língua materna ou em língua estrangeira, sabendo-se da necessidade de ser construída com as relações dos sujeitos entre si e com o universo que os cerca. É nessa abordagem ampla de formação na área de linguagem que acontece no período de 24 a 26 de maio, no Campus Avançado de Assú, este evento de Letras.

A terceira edição deste evento constrói-se como uma tradição que se amplia e se faz em duas direções:

(1) articular as ações desenvolvidas nos campos da pesquisa, ensino e extensão do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), por meio dos Programas a eles vinculados como o Mestrado profissional em Letras (PROFLETRAS), o Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID), o Programa institucional de bolsas de iniciação à pesquisa (PIBIC), os projetos de extensão e o Plano nacional de formação de professores (PARFOR);

(2) integrar tais ações à sociedade por meio de movimentos culturais ligados diretamente às linguagens, bem como aos egressos dos cursos de Letras cuja atuação em espaços escolares e não escolares demonstram inovação em suas práticas.

O III Letras em Conferência congrega, nesta edição, dois outros eventos coordenados pelo DLE, a saber: VI SEQUALI (Seminário de qualificação de projetos de pesquisa em Língua Inglesa) e I SEDEF (Semana de defesas de monografias de Língua Inglesa).
Os três eventos, que perfazem um total de 24 horas, uma realização do DLV, do DLE e do PROFLETRAS, com apoio do PIBID, PARFOR e dos grupos de pesquisa PRADILE, EFEL, ELADE e GELCE, todos cadastrados no CNPq, bem como da direção do Campus Avançado Walter de Sá Leitão (CAWSL) e das Pró-reitorias de ensino, de extensão, de pesquisa e Pós-graduação da UERN.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do http://letrasemconferencia.tk/, no qual os interessados também podem consultar mais informações acerca do III Letras em Conferência.

PROGRAMAÇÃO GERAL

24/05/2017 – Quarta-feira
Local: Auditório do CAWSL
18h às 19h – Entrega de material/ credenciamento
19h – ABERTURA DO III LETRAS EM CONFERÊNCIA – Apresentação cultural – Fofinho do

Acordeon
20h – Mesa Redonda: Ensino, pesquisa e inovação: há novos paradigmas? Tecnologias no Ensino e na Pesquisa em Letras – Prof. Dr. Miguel Dias (UNILAB).
10 minutos que transformam – Prof. Júlio Santos (EEJK)
Literatura e justiça cognitiva: provocações pós–coloniais – Prof. André Magri (UFMG)

25/05/2017 – Quinta-feira

Manhã – 08h -11h30
Oficina: Produção de Recursos Digitais no Ensino de Línguas –
Prof. Dr. Miguel Dias.
Oficina: Letramento e ensino-aprendizagem para além do contexto escolar – Profa. Dra. Marlucia Barros / Professoras Ma. Marilan de L. Germano e Marilene C. de Macêdo.
Minicurso: O conto moderno em inglês e em português: ampliações, ressonâncias e ressignificações dos projetos estéticos de Poe e Tchekhov – Profa. Dra. Letícia Malloy.
Oficina: Preenchimento do currículo Lattes – Profa. Ma. Francisli Galdino.
Oficina: Revisão de textos em Língua Portuguesa – Profa. Dra. Risoleide Rosa Freire de Oliveira.

Tarde –14h-17h
Palestra: Produção e Avaliação Científica na Pósgraduação – Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio (UERN/PROFLETRAS/MESTRADO EM ENSINO/ Membro do comitê de avaliação da CAPES).
14h-17h30 – Minicurso: Ser instável é a ordem: variação e mudança linguística – Profa. Dra.Nádia Maria Silveira Costa de Melo. Mestranda Ana Cláudia do Nascimento Silva. Graduanda Emanuele Rayane de Medeiros.
14h-17h30 – Minicurso: Escrever ao ensinar e ensinar ao escrever – Professora Brena Maria da Rocha Silva (SEEC) e Professor Leodécio Martins Varela (UERN).

Noite –19h-22h
19h – Apresentação cultural – Grupo de Teatro “Coletivo A Cacimba” com o recital “50 ANOS SEM O POETA JOÃO LINS CALDAS”, ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS – Fernando Caldas e Francisco Costa.

EXPOSIÇÃO em homenagem ao poeta João Lins Caldas – Profa. Dra. Cássia de F. M. dos Santos – (UERN/ PROFLETRAS).
20h30min – Mesa Redonda: Pesquisas na UERN: desafios das vertentes funcionalistas. CONVIDADOS: Prof. Dr. João Bosco Figueiredo(PPGL/ UERN), Prof. Dr. Wellington Mendes(PPGL/UERN), Profa. Dra. Nádia Silveira(PROFLETRAS/UERN).

26/05/2017 – Sexta-feira

Manhã – 08h-11h30
Oficina: A ética em pesquisa. Comitê de ética em pesquisa – CEP/UERN.
Oficina: Letramento e ensino-aprendizagem para além do contexto escolar – Profa. Dra. Marlucia Barros, Mestrandos Angelina Luíza de Souza Neta / Ricardo Rodrigues da Silva.
Oficina: Elaboração de projetos de pesquisa – Prof. Dr. Deny de Souza Gandour / Prof. Me. Leodécio Martins Varela.

Tarde – 14h-17h30
Oficina: Projeto Leia Mulheres – Grupo Leia mulheres Assú/ Graduanda Dayse Moura.
Minicurso: Ser instável é a ordem: variação e mudança linguística – Profa. Dra. Nádia Maria Silveira Costa de Melo, Mestranda Ana Cláudia do Nascimento Silva, Graduanda Emanuele Rayane de Medeiros.