...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Campanha visa arrecadar doações para povos indígenas venezuelanos que vivem em Mossoró

O Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais (PETCIS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lançou a campanha “PET Solidário: Warao em Mossoró” para arrecadar doações para aproximadamente 50 indígenas venezuelanos, da etnia warao, que estão vivendo na segunda maior cidade potiguar desde o ano passado.

Além de dinheiro, estão sendo arrecadados alimentos (leite Nan confort 1, macaxeira, frango e peixe), fraldas para bebê (preferencialmente tamanhos P e M), redes e medicamentos (dipirona, paracetamol e xarope pra tosse).

As doações podem ser feitas na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), na Avenida Professor Antônio Campos, bairro Costa e Silva, de segunda a quinta, de 8h às 11h30, e também no CREAS do Abolição 4 (Rua Príncipe da Beira, 1089, próximo à Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa), pela manhã.

A campanha é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e o Grupo de Estudos Culturais (GRUESC) e com apoio do Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP) e da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (84) 99915-6102 e 99958-6322.

DADOS BANCÁRIOS

Conta: 63650302-0

Agência: 0001

Titular: Maria Laís Azevedo Silva

Banco: Nubank

Povos têm se deslocado dos seus territórios tradicionais para o Brasil desde 2014

Os primeiros registros dos integrantes da etnia warao, segundo maior grupo indígena da Venezuela, ocorreram em Roraima, estado brasileiro que faz fronteira com o país vizinho, há cerca de seis anos, principalmente pelo agravamento da crise econômica e de alimentos que atinge o país.

A intensificação da crise política e social venezuelana, com grandes impactos econômicos negativos, aumentou o fluxo de migração para o Brasil dos warao, que são tradicionalmente conhecidos por terem grande mobilidade.

As famílias que estão em Mossoró passaram antes por João Pessoa (PB) e Recife (PE) e foram acolhidas por instituições filantrópicas da cidade, que os abrigaram em casas e escolas cedidas nos bairros Barrocas e Ouro Negro, além de estarem sendo assistidas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social, da Prefeitura de Mossoró.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support