Atividade de projeto de extensão da FAD envolve alunos de escola estadual

Os temas inovação, liderança e empreendedorismo sendo levados por universitários para alunos do ensino fundamental com bastante dinamicidade. Foi essa a proposta da Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas, projeto de extensão e empresa júnior aspirante da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na tarde de hoje, 10, na Escola Estadual Cônego Estevam Dantas.

A atividade com alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental apresentou as temáticas, buscou identificar os conhecimentos prévios e realizou uma espécie de gincana sobre liderança.

“A ideia dessa dinâmica é inspirar os alunos a serem líderes, mostrar as formas de liderança, como a gente pode empreender. É uma atividade que inspira muito e proporciona o contato. A gente sai da Universidade e entra em contato com a sociedade, que é o grande propósito das atividades da Apex”, comentou a professora Ms. Cintia Freitas, coordenadora do projeto e chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG).

Ao abrir o evento, a reitora da Uern, professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite, deixou uma mensagem de estímulo para os estudantes.

“É um projeto extremamente importante que trata de temas importantes da atualidade, temas importantes para vocês jovens, especialmente para as mulheres que devem exercer o protagonismo na sociedade. Continuem nos estudos que um dia seremos nós, enquanto Uern, que vamos receber vocês no ensino superior. Não deixem de acreditar nos seus sonhos, nas suas capacidades, vocês todos podem conquistar o que quiserem desde que tenham garra e determinação”, incentivou.

Um dos pontos importantes para o alcance dos objetivos é, segundo Vilson Veni, aluno do 5º período de Direito e integrante da Apex,  planejar.

“O planejamento deve existir, não significa que vai dar certo, que todo dia vai ser melhor que ontem, mas devemos buscar o avanço, manter o foco, seguir os nossos objetivos”, destacou.

Para a professora Ms. Stella Sâmia, que leciona língua portuguesa nas turmas da instituição escolar, a aproximação entre escola e universidade é extremamente importante e rica.

“Principalmente através de projetos inovadores como esse da Faculdade de Direito da Uern. É uma atividade desenvolvida para estudantes, por estudantes que, além de trazerem uma temática interessante e atual para discussão na escola, como é a questão do empreendedorismo, ainda servem como exemplos positivos de atuação estudantil para nossos alunos e alunas”, finalizou.

A intenção da Apex é estender, em breve, esta e outras atividades para várias instituições escolares, envolvendo não só alunos, mas também seus familiares.