...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Artigo de alunos e professores de Odontologia da Uern ganha prêmio de relevância nacional

O artigo “Actinic cheilitis in rural workers: prevalence and associated factors”, elaborado por discentes e docentes do curso de Odontologia do Campus de Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), sob orientação da professora Jamile Marinho, foi o vencedor do Prêmio Eric Roger Wroclawski, na categoria Cirurgia, concedido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Escrito em inglês e publicado na Revista Einstein, da mesma instituição, o trabalho foi desenvolvido com trabalhadores rurais de Caicó.

Com o estudo “Queilite actínica em trabalhadores rurais: prevalência e fatores associados”, numa tradução livre, os pesquisadores buscaram avaliar a presença da doença em agricultores da cidade seridoense.

Foram avaliadas clinicamente 300 pessoas (189 do sexo masculino e 111 do sexo feminino), entre os anos de 2019 e 2020, das quais 36 delas (31 homens e 05 mulheres) apresentaram algum tipo da doença.

A queilite actínica é uma lesão potencialmente maligna que acomete os lábios, principalmente os inferiores. A escolha pelos trabalhadores rurais se deu por se tratarem de um dos grupos sujeitos ao acometimento dessa lesão, pois são pessoas que ficam muito tempo expostas à radiação solar – de forma acumulativa – e, muitas vezes, não fazem uso de fatores de proteção.

A coleta de dados aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela cidade, com a realização de exames clínicos para avaliar a possível presença da doença. A partir dos casos positivos, foi feita uma classificação, uma vez que a queilite actínica pode se apresentar de forma variadas, seja através de fissuras, de crostas, de ulceração, de lesão branca ou de lesão vermelha, por exemplo, e também com diferentes graus de intensidade (leve, moderado ou severo).

Foram avaliadas clinicamente 300 agricultores rurais

Seis autores escreveram o artigo: Maria Helaynne Diniz Faria, Luanna Mayrany Alves Costa Silva, Rodrigo Porpino Mafra, Marquiony Marques dos Santos, Samara Carollyne Mafra Soares, Jamile Marinho Bezerra de Oliveira Moura.

De acordo com a professora Jamile Marinho Bezerra, uma das autoras e orientadora do artigo, este surgiu do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Maria Helaynne Diniz Faria, agora já formada.

“Como orientadora do trabalho, pesquisadora e professora, é gratificante ver a relevância e a contribuição da Uern no âmbito da Ciência. Essa premiação é conceituada no meio acadêmico e científico advindo de um Hospital de referência no País”, declarou a docente.

A Revista Einstein é a publicação oficial de divulgação científica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, uma das mais importantes na área da saúde do Brasil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support