ALUNOS DE MEDICINA E OFTALMOLOGISTAS REALIZAM CAMPANHA EDUCATIVA DE COMBATE AO GLAUCOMA

Através da iniciativa dos alunos do curso de Medicina da UERN, orientados pelo professor Dr. José Edvan de Souza Júnior, será realizada neste sábado, dia 20 de junho, a I Campanha Educativa de Combate ao Glaucoma.

A ação contará com a participação de uma equipe composta por dez profissionais da área e 22 estudantes. A campanha educativa, que conta ainda, com o apoio da Prefeitura de Mossoró, será desenvolvida na Praça Rodolfo Fernandes, no centro da cidade, de 8h às 13h e ressaltará a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

De acordo com Anna Caroline, acadêmica do 4º período de Medicina e integrante da comissão organizadora, a idéia da campanha surgiu a partir do momento que o professor José Edvan foi convidado pela Sociedade Brasileira de Glaucoma, da qual faz parte, a ser porta-voz da campanha. “Serão montadas cinco tendas na praça, distribuiremos panfletos e faremos um teste de risco, composto por perguntas simples”, afirma Ana Caroline, ressaltando que o exame que identifica o Glaucoma só pode ser feito em consultório.

O QUE É? – Glaucoma é uma doença que geralmente cursa com pressão intra-ocular elevada.Geralmente assintomática, esta moléstia leva à perda funcional do campo visual e o resultado é a cegueira irreversível. No mundo, estima-se que há 70 milhões de portadores de Glaucoma e, no Brasil, algo em torno de 985 mil. A estimativa para o ano de 2020 é que tenhamos 11 milhões de cegos bilateralmente por Glaucoma.A doença é mais comum entre os negros e pessoas que possuem outras doenças como Diabetes.

Clique AQUI e veja a equipe que estará na praça neste sábado.

Os Objetivos da campanha:

-Esclarecer,de maneira didática, à população do Município de Mossoró, o que venha a ser Glaucoma:O que é Glaucoma? O que sente a pessoa que tem Glaucoma? Como diagnosticar a doença? Quais as principais modalidades de tratamento?

-Realizar “O teste de Risco para Glaucoma”,adaptado da ABRAG; Este teste aborda desde a Idade,raça,História familiar de glaucoma,até se o paciente sabe informar o valor de sua pressão intra-ocular medida no último exame oftalmológico;

-Informar aos participantes da campanha os principais serviços de saúde do município que dispõem de Médicos Oftalmologistas capazes de diagnosticar o Glaucoma;

-Prevenção da doença Glaucoma.