Aluno com deficiência visual conclui curso de História na UERN

Após anos de estudo e esforço, o discente Saulo Lucas de Morais Dantas defendeu na tarde desta segunda-feira, 6, o seu Trabalho de Conclusão do Curso de História no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O título de graduação representa para ele bem mais do que a conclusão de um ciclo, o momento simboliza a conquista de um objetivo e a superação de vários desafios.

Saulo Lucas tem baixa visão e sempre estudou em escola pública. Ao longo de sua vida escolar, nunca se limitou, tampouco se entregou frente às adversidades. “Não gosto muito de exposição sobre minha condição especial. Nesse ponto, o Departamento de História sempre foi muito respeitoso comigo. A grande maioria dos professores é ótima”, declara.

Ele lembra que muitos professores o ajudaram bastante ao longo da graduação. “Durante as aulas, eu ficava ouvindo a explicação dos professores do meu canto. Na hora das provas, alguns (professores) liam as questões pra mim. Eu respondia e eles escreviam minha resposta; ou passavam as provas para casa, para fazer tranquilamente no computador”, relata, destacando que nunca teve dificuldades com o conteúdo. “A grande dificuldade era o acesso a todos os textos, pois, infelizmente, nem todos os textos indicados estão disponíveis em versões digitais”, diz.

Para compor a sua monografia, a dificuldade de acesso aos textos também foi uma realidade. “Em decorrência de sua baixa visão, ele necessita de condições especiais para leitura. Então trabalhamos com muitos textos em PDF, priorizamos artigos e trabalhos acadêmicos. Ocorre que nem todo PDF pode ser decifrado pelo programa leitor. Então, eles devem ser adaptados para OCR (Optical Character Recognition), que é um sistema de reconhecimento de caracteres que permite ao computador fazer a leitura do texto em voz alta”, declara o professor Me. Cléryston Rafaell Wanderley de Medeiros, orientador do discente.

A monografia de Saulo Lucas é intitulada “Vento que balança cana no canavial: um caminho metodológico para o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira a partir de um canto negro” e retrata a história do Brasil através do olhar do negro, por meio das músicas cantadas nas rodas de capoeira. A banca de defesa da monografia do discente foi composta pelo professor orientador, o professor Dr. Carlos Eduardo Martins Torcato e a professora Me. Elizabeth Oliveira Amorim Morais.

O momento foi acompanhado por familiares, amigos e colegas de classe que fizeram questão de prestigiar a defesa. A avó de Saulo Lucas, Expedita Esmeralda, vê com alegria e emoção em ver o primeiro membro da geração da família a concluir o curso de graduação. “Estamos muitos felizes com essa conquista”, declara.