“Afeto e acolhida institucional” é tema de palestra nesta segunda-feira

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN) realizará na próxima segunda-feira (11)  a palestra “Afeto e acolhida institucional”, proferida pela professora PhD em Educação Karla Rosane do Amaral Demoly.

De acordo com a organização, o tema foi escolhido por considerar oportuno que no início do semestre haja uma reflexão sobre o estreitamento de laços afetivos na comunidade acadêmica.

O evento acontece no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), a partir das 9h.

A PALESTRANTE – Karla Rosane do Amaral Demoly é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), vinculada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. Coordenadora do programa que integra pesquisa e extensão Rede de Oficinandos na Saúde: tecnologias da informação e da comunicação promovendo cuidado e formação em saúde mental. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA na gestão 2016-2017.

O percurso de formação acadêmica compreende a Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris – França / EHESS (2006-2007). Os projetos atuais se organizam em torno dos seguintes temas: atos de escrita e exercício de autoria; tecnologias, educação e saúde mental. Dirigente do grupo de pesquisa Linguagens, Cognição e Tecnologias no CNPq cujos estudos giram em torno do conceito de atos de linguagem como modo de produção de si e das circunstâncias que configuram formas de conhecer e viver.

Integrante de redes de pesquisa, como a equipe do Laboratoire Anthropologie de lÉcriture dirigida pela Drª. Béatrice Fraenkel na École des Hautes Études en Sciences Sociales que se dedica na configuração do campo de estudos das práticas de escrita em contextos diversos; do Grupo de Pesquisa GAIA – Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas UNISC, dirigido pela Profª. Drª. Nize Maria Campos Pellanda; do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Ecologias e Políticas Cognitivas UFRGS, Linha de Pesquisa Oficinando em Rede, dirigido pela Profª. Drª. Cleci Maraschin e do Grupo de Pesquisa Engenharia de Software UFERSA, Linha de Pesquisa Informática na Saúde (eHealth), dirigido pelo Prof. Dr. Francisco Milton Mendes Neto. Atualmente realiza estudos sobre modos de cuidar e aprender com Cenopoetas e Pesquisadores em Saúde Mental, inspirada nos trabalhos de Vitor Pordeus, Nise da Silveira, Humberto Maturana, Ray Lima, Regina Lima e Vera Dantas.