...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ações de Extensão da Uern crescem e beneficiam público externo

No palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, aluno(as) de diversas atividades artísticas e culturais do projeto Uern Ação: Arte e Educação apresentando o que aprenderam ao longo do ano. Um 2022 de muito aprendizado, realizações e ampliação dessa e de várias outras ações extensionistas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conduzidas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O crescimento do Uern Ação nos últimos 12 meses proporcionou que mais pessoas fossem beneficiadas com cursos, oficinas e aulas de teatro, ballet, danças urbanas, violão, flauta doce, coral infantil, letramento digital, natação, oficina de leitura e escrita para adultos, artesanato, entre outros.

Participaram das atividades mais de 200 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos dos polos Projeto Esperança (bairro Bom Jardim), Fundação Casa do Caminho (bairro Barrocas) e Casa Assistencial Nosso Lar (bairro Aeroporto). O primeiro polo funciona desde 2018. O segundo foi inaugurado em março e o terceiro, em setembro deste ano.

“Dentro de um projeto que nós, enquanto gestão, por orientação da professora Cicília Maia e do professor Chico Dantas, iniciamos de aproximar ainda mais a Universidade da comunidade, passamos a ampliar as atividades por meio de outras parcerias. Com isso, o Uern Ação chegou a mais pessoas, a mais bairros de Mossoró e a ideia pra 2023 é que possamos ampliar, chegar em outros pontos da cidade”, comentou o titular da Proex, professor Esdras Marchezan.

Outro desafio é levar aos demais campi (Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros) a experiência positiva do projeto, criando uma espécie de polos de extensão descentralizados.

Através da extensão, que com o ensino e a pesquisa formam os pilares de sustentação de uma universidade, as instituições de ensino superior conseguem se aproximar ainda mais da comunidade onde está inserida.

Extrapolar os muros da Universidade é uma bandeira defendida pela reitora Cicília Maia.

“É o que eu mais tenho pedido a nossa equipe. Não adianta estarmos em uma universidade somente em sala de aula, nós precisamos levar o que sabemos fazer de melhor em termos de ensino, pesquisa e extensão para a sociedade. A sociedade precisa entender o que é que nós fazemos e o que nós fazemos de melhor quando estamos juntos, vivenciando os desafios e solucionando os problemas”, destacou.

Recital do Uern Ação encerrou atividades do ano dos três polos – Foto Raquel de Queiroz Barbalho

Um exemplo bem-sucedido de intervenção social é o tradicional Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) que, depois de dois anos de pandemia, voltou a ser realizado presencialmente.

Durante os dias 17 e 21 de outubro, crianças e jovens de quase 30 escolas e grupos teatrais de várias regiões do Estado subiram ao palco do Teatro Lauro Monte Filho para mostrar seus talentos e encantar o público com suas atuações. Antes disso, os artistas participaram de oficinas preparatórias para melhor desenvolverem seus trabalhos.

Em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Uern realizou o evento UniverCidades na praça do conjunto Vingt Rosado em Mossoró e levou serviços de cidadania, saúde, educação e lazer aos moradores da região.

O vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, ressaltou a importância de uma iniciativa como essa.

“Duas universidades públicas se juntam para a realização de atividades voltadas à extensão universitária, que é a universidade para além dos muros. Um projeto extremamente importante que nasce aqui em Mossoró, que tem aí uma perspectiva de projeção e de visita a outros lugares e o retorno disso, o benefício disso, é todo pra comunidade. É a comunidade cada vez mais ligada e presente dialogando com a universidade”, destacou.

Não só ir onde as pessoas estão, mas também abrir as portas para a comunidade externa entrar, conhecer e se sentir à vontade para lá querer estudar. Essa é a proposta da Feira de Profissões, um evento realizado anualmente para apresentar a Uern aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aguardam a abertura do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para escolher um curso superior.

Antes realizada apenas no Campus Mossoró, a Feira chegou, neste ano, a todos os outros campi, apresentando cursos, serviços, estrutura etc da Universidade a mais de 2.500 estudantes de escolas públicas e privadas de várias regiões do Estado.

“A Feira de Profissões da Uern é o maior evento desse tipo no RN em termos de participação de estudantes e abrangência”, completou Esdras Marchezan.

Para fortalecer o vínculo academia-sociedade e estreitar as relações, a Proex realizou, pela primeira vez, o Elo Uern, agregando eventos paralelos, desenvolvendo atividades diversas, no sentido de oportunizar vivências e partilhas com atividades presenciais e remotas, descentralizadas e inovadoras. Dentro da programação, aconteceu mais uma edição do tradicional Salão de Extensão.

Feira de Profissões atraiu estudantes à Universidade – Foto Vanessa Elen

Fortalecendo seu protagonismo e as relações interinstitucionais, a Uern assumiu, em 2022, a coordenação da regional Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex).

Para o professor Marchezan, tal feito coloca a Uern em evidência nessa articulação com as demais instituições de ensino superior estaduais, federais e municipais da região Nordeste e de todo o Brasil.

No mês passado, a Uern recebeu pró-reitores(as) de extensão de diversas universidades estaduais e municipais do Brasil inteiro para o I Fórum de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Organizado pela Câmara de Extensão da Abruem e pela Proex, o evento debateu assuntos importantes e urgentes para a extensão universitária, como a internacionalização da extensão, curricularização da extensão nos cursos de graduação e indicadores da extensão nas instituições públicas de ensino superior.

O desafio para os próximos meses na área da Extensão da Uern é ampliar o suporte e os recursos, buscando parcerias que proporcionem que mais eventos, atividades, cursos, entre outras ações, extrapolem os limites da Instituição e cheguem à sociedade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support